sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Outra Cuba

Existem vários documentários na net sobre Cuba, comprovando inexoravelmente o falhanço e a brutalidade socialista, a falta de caráter e oportunismo de Fidel Castro. Dois deles são recentes: Hasta Cuando? da RTP, emissora portuguesa, e "Un país sin liberdade", do canal C5N.

Mas, o melhor documentário que pude encontrar, relata o período entre 59 e 83 do regime castro-comunista.

Orlando Jiménez Leal produziu o documentário "La Otra Cuba", película magnifíca com uma série de depoimentos importantes, cenas chocantes de fuzilamentos e de espancamentos de cubanos que queriam exilar-se nos EUA por apoiantes de Castro.

Uma série de ex-apoiantes de Castro, guerrilheiros, revolucionários nacionalistas que lutaram pelo derrube do regime de Batista, comentam os episódios da guerrilha e a tomada do poder.

Explicam a mobilização do povo cubano e todos os setores da sociedade para o derrube da ditadura, o que retira a crença que a "revolução" foi uma revolução "comunista", liderada somente por comunistas. Por conseguinte, mostra as mentiras de Fidel Castro. Como ele foi oportunista para tomar o poder, enquanto prometia democracia e liberdade.

O Comandante Huber Matos, exiliado em Miami, que foi preso por Fidel, e se opôs após a revolução cubana aos princípios marxistas, dá - ao meu ver - um dos melhores depoimentos do documentário.


Nenhum comentário: